Compartilhe:

O setup e seu impacto na eficiência global dos equipamentos

 

O setup e sua importância na eficiência global do equipamento.

A operação de setup e suas implicações em todo o processo produtivo tem sido uma muito discutido e até demonizado algumas vezes. Importante citarmos algumas dessas implicações:  qualidade- cada setup pode gerar lotes de produtos não conformes; OEE: cada parada consome tempo precioso que impacta diretamente na eficiência global;  segurança: a operação de setup exige muito cuidado com o manuseio das ferramentas.

Afinal, o que entendemos por setup? Já é voz corrente que o setup é o tempo dispendido entre a ultima peça boa produzida de um modelo até a primeira peça boa do modelo seguinte. Importante frisar aqui que todas ocorrências durante este espaço de tempo são contabilizadas como setup.

Também é muito comentado qual tempo máximo deveria ser utilizado no setup e também qual o lote mínimo a ser produzido para justificar o setup. Os mestres japoneses foram muito claros a esse respeito: o lote mínimo deve ser o que o cliente está disposto a comprar e consequentemente o tempo deve ser economicamente viável para justificar a operação.     Para resolver esta equação faz-se necessário estudar todas as etapas envolvidas no setup minuciosamente. O segundo passo consiste no planejamento detalhado de cada etapa: ferramentais necessários; equipamentos e pessoas envolvidas; etc. Com o estudo e o planejamento definidos, chega a hora da preparação e treinamento. Isso consiste em providenciar todos os materiais, ferramentas e equipamentos bem como a equipe já conhecedora das atribuições de cada um e treinada para executa-las corretamente.

Vale lembrar aqui a operação de Pit Stop da formula um onde já conseguiram um tempo de 1,82 segundos. Como aconteceu na formula um, na fábrica também se faz necessário, muitas vezes modificar equipamentos, adaptar ferramentais considerando que cada segundo economizado, o será durante todo o ciclo de vida produtivo daquele produto.

Setups em teares circulares

Na área têxtil, também não é diferente: encontramos situações onde a operação de setup das pedras do tear circular levava mais de 180 minutos. Com planejamento, metodologia e pequenos dispositivos virou rotina não consumir mais de 40 minutos.  Com certeza este tempo ainda pode ser melhorado, porém, o investimento necessário no momento não coube no orçamento do cliente.

O vídeo abaixo mostra claramente as três situações mais comuns em setups de teares circulares.