Compartilhe:

Fluxo Produtivo Continuo

A importância do layout no fluxo produtivo para controle do OEE.

A realidade nos mostra inúmeras empresas que começaram de um sonho do empreendedor que construiu um exemplo de sucesso gradativamente com os recursos de que dispunha, sem muita preocupação com fluxo produtivo.

Por falta de recursos os equipamentos eram alocados onde cabiam. Isso levava a idas e vindas dos materiais e funcionários entre a chegada da matéria prima e a entrega do produto acabado na expedição.

Já cronometramos casos em que funcionários davam de oito a dez mil passos no decorrer de sua jornada laboral para exercer suas atividades. Evidentemente o esforço físico decorrente leva ao cansaço e consequente redução de ritmo, impactando diretamente na produtividade.

Importante destacar que fluxos produtivos cruzados e descontínuos levam a movimentação desnecessária, estoques intermediários, necessidade de caixas de armazenamento dos materiais e as já conhecidas frotas de paleteiras e empilhadeiras.

O dia a dia dos gestores de produção lhes consome a disponibilidade de avaliar e corrigir boa parte das situações existentes na sua operação

Nosso vídeo abaixo mostra um exemplo simples onde duas prensas processam o mesmo produto. A primeiro operador recebe o blank, faz a primeira estampagem, desloca o material para a segunda posição e coloca outro blank na primeira posição . Feita a segunda estampagem, o mesmo operador retira a peça processada da segunda operação e a coloca numa bancada, retira a peça da primeira operação e a coloca na segunda e, novamente abastece a primeira posição com um blank não estampado.

O segundo operador, retira a peça  estampada da bancada e a leva para seu posto afim de fazer a operação final de estampagem. O vídeo mostra a situação real das prensas dispostas lado a lado.

O simples reposicionamento da segunda prensa, permite que o segundo operador, assuma a retirada da peça após a segunda estampagem e a coloque diretamente na sua prensa. Isso reduz a atividade do primeiro operador levando a um ganho superior a 40% de produtividade.

Um conjunto de maquinas dedicadas onde semanalmente horas extras eram feitas para atender a demanda, passou a dispor de carga maquina para processar outros itens