Compartilhe:

Como aumentar a Produtividade

Produtividade

Que tal transformar sua produção por batelada em fluxo continuo para ganho de Produtividade?

Desde os primórdios da revolução industrial, os sistemas produtivos, atribuíam a cada posto de trabalho uma operação definida. O funcionamento consiste basicamente no seguinte: cada operador recebe seu lote de produto num container (caixa), executa sua operação, recoloca na caixa e encaminha para o próximo posto. Assim o ritmo é ditado pelos operadores e sujeito a toda sorte interrupções, desde deixarem seu posto de trabalho para buscar material, ferramentas, até a espera por definições da supervisão etc. A dependência de transporte acaba gerando a necessidade de frotas de paleteiras e empilhadeiras. Além disso, a geração de estoques intermediários leva a necessidade de controles e inventários.

Quando Ford criou a linha de montagem, no início da era automobilística, resolveu a maior parte desses problemas e ganhou expressivo aumento de produtividade.

Aplicando o melhor de cada conceito a fábrica renasce com notável aumento de produtividade e economia de espaço.

Com a inserção de equipamentos de movimentação para fluxo logico e continuo, pequenos dispositivos e metodologia operacional a Produre transforma os postos de trabalho fixos   em linha de montagem dinâmica onde o conjunto naturalmente define o ritmo.  A definição da metodologia bem como o respectivo treinamento dos envolvidos é fundamental para o sucesso do projeto. A metodologia considera a simplificação das tarefas e sua correspondente padronização. No exemplo do vídeo fica evidente a utilização de dispositivos onde é realizada a montagem dos conectores. Também se percebe a sistemática de retorno desses dispositivos realimentando o fluxo. O controle de velocidade da esteira é executado eletronicamente. A contagem dos produtos é automática facilitando a definição e medição do OEE.

Detalhe importante: o investimento, além de baixo, é recuperado num prazo extremamente curto. Além disso, como a montagem é simplificada facilita o treinamento dos funcionários, numa eventual substituição ou job rotation para prevenção da “LER”.

O ganho de produtividade normalmente é superior a 40%.